O Projeto de Lei Complementar 154/24 permite que ME e EPP que optaram pelo Simples Nacional possam receber recursos de pessoas físicas ou outras empresas, como investidores-anjo
Área do Cliente
Notícia
Obrigatoriedade da DUIMP: os desafios e oportunidades para as empresas
Simplificação e agilidade nos processos de importação com a DUIMP
A DUIMP, ou Declaração Única de Importação, entrou em vigor em outubro de 2024 em alguns estados brasileiros e para algumas operações de comércio exterior, substituindo a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI). Esse novo processo de importação instituído pela Receita Federal tem o objetivo de simplificar, modernizar e otimizar as operações aduaneiras no Brasil.
A principal meta diante da implantação da DUIMP é acelerar o processo de desembaraço aduaneiro, com a redução em até 40% do tempo gasto, além de centralizar as informações em um único sistema, trazendo diversos benefícios, como a diminuição dos custos com armazenamento de mercadorias.
“A DUIMP representa uma transformação digital positiva, pois o governo está simplificando os processos e promovendo um grande avanço tecnológico, centralizando o banco de dados e proporcionando uma solução muito mais eficiente em comparação com o modelo anterior. Porém, apesar dos benefícios, ainda há empresas enfrentando alguns entraves”, explica André Barros, CEO da eComex, empresa brasileira especializada em soluções de alta tecnologia para gestão, otimização e automatização de operações de comércio exterior e logística internacional.
Segundo o executivo, com a mudança, as empresas têm enfrentado dificuldades em se adaptar ao novo sistema, principalmente no que diz respeito à reestruturação necessária das operações para adaptação ao novo modelo de processos.
Outro desafio é a familiarização com o novo sistema e a documentação do Portal Único, visto que as atualizações são frequentes, exigindo que as empresas mantenham suas equipes informadas e capacitadas.
“Diante desse cenário, soluções tecnológicas, baseadas em Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias emergentes, por exemplo, se tornam cada vez mais essenciais para as empresas que buscam se manter em conformidade com a legislação e competitivas no mercado. Isso porque, além de atualizar e validar as informações antes de enviá-las ao governo, softwares voltados para o setor do comércio exterior também oferecem insights valiosos para decisões mais acertadas. Neste contexto, podemos concluir que vivemos um momento de transformação acelerada, impulsionada por estas tecnologias mais disruptivas”, complementa André.
Ainda segundo o executivo, esse processo trará benefícios significativos para o Brasil e para as indústrias que usam o comércio exterior como ferramenta de desenvolvimento. Afinal, seus processos serão otimizados e o seu custo operacional será reduzido.
“A redução dos custos da operação de importação e simplificação de processos proporcionada pela DUIMP pode, inclusive, ser um fator de atração para mais negócios ao país”, conclui o executivo.
Fonte: eComex
Notícias Técnicas
Conselho Federal de Contabilidade exige correção de editais que ignoram obrigatoriedade do registro profissional
O Portal Sped informa que foi publicada a versão 6.0.7 do Programa Gerador de Escrituração – PGE, corretiva da 6.0.6
Estão disponíveis em produção, na Tabela 03 – Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento, as novas naturezas de rubrica cod. 9253 e 9912.
Especialista da Caliandra Saúde Mental, Erica Siu, compartilha orientações práticas sobre como as empresas podem promover o bem-estar diante das novas exigências legais
Notícias Empresariais
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.