Supremo suspendeu processos e busca unificar entendimento sobre fraudes em contratos de prestação de serviços
Área do Cliente
Notícia
FGTS Digital passa a funcionar a partir de sexta-feira (1º)
Uma das novidades é a modalidade Pix para o recolhimento de valores
Após seis meses de ambientação e testes, entrou em vigor na última sexta-feira (1º) o FGTS Digital, uma ferramenta que simplificará as obrigações dos empregadores. O sistema consolidará dados apresentados no eSocial e no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a fim de evitar divergências de informações no processo, bem como proporcionar um acesso rápido e melhor gerenciamento, o que também beneficiará os trabalhadores.
A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas, destaca que a inovação traz uma série de facilidades e melhorias, principalmente nos itens de celeridade, transparência e redução de custos.
“No ambiente de testes, entre outras funcionalidades, foi possível simular guias de forma rápida, guias personalizadas, recolhimentos em atraso de um ou mais trabalhadores e, ainda, preparar ações para se chegar ao valor da indenização compensatória (multa de 40%), por meio da funcionalidade intitulada ‘Histórico de Remuneração para Fins Rescisórios’.”
Outra novidade será o pagamento do FGTS via Pix, pelo QR Code ou pela opção de copiar e colar o código. O serviço é sinônimo de agilidade e facilidade, pois otimizará o processo de individualização na conta do trabalhador e facilitará também a rotina de empregadores e profissionais da contabilidade.
“A vantagem do recolhimento via Pix é a comprovação do pagamento, que será em tempo real. É importante lembrar ao empregador que não haverá mais código de barras. Agora, os boletos gerados terão um QR Code para leitura e pagamento direto no aplicativo ou no site da instituição financeira”, alerta Angela.
O FGTS Digital vai permitir a geração de guias de mais de uma competência e um único documento; a emissão de guias parciais, com um ou alguns trabalhadores, combinado com uma ou algumas competências; o recolhimento de valor complementar por trabalhador, sem a necessidade de enviar um arquivo inteiro de recomposição; e o estorno de pagamentos – caso em que a restituição, a compensação e o parcelamento serão 100% digitais.
A partir desta sexta-feira, a data do recolhimento mensal do FGTS passará para o dia 20 do mês seguinte à competência. Quem atrasar estará sujeito ao bloqueio do Certificado de Regularidade do FGTS, também conhecido como CND.
“O vencimento no dia 20 só ocorrerá a partir dos fatos geradores a partir de 1º de março, com a entrada do FGTS Digital, cujo vencimento se dará no dia 20 de abril”, explica a conselheira.
Notícias Técnicas
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) enviado ao Congresso combina responsabilidade fiscal com valorização do salário mínimo e busca ancorar expectativas em uma trajetória econômica estável
Adiamento visa proporcionar transição mais adequada para empregadores e trabalhadores.
Taxas operaram em direção contrária ao dos rendimentos dos títulos de dívida dos EUA
Novo modelo de renegociação de dívidas dos estados busca gerar desenvolvimento social com responsabilidade fiscal
Notícias Empresariais
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Igor Calvet aponta que garantir investimentos no país é uma das tarefas do momento
RH estratégico é chave para consolidar governança corporativa alinhada à inovação, ESG e transformação digital
Mercado reage a sinais de que gigantes da indústria de semicondutores, como ASML e Nvidia, estão sendo afetados pelos efeitos da guerra comercial deflagrada pela política tarifária do governo Trump
Em 14 anos de existência, o Programa teve 1.163 empresas candidatas, 920 avaliações e 260 premiações pela Controladoria, o que gerou diversos reconhecimentos internacionais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.