PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Veja como vai funcionar a Aposentadoria da Mulher em 2023!
Novas regras estabelecidas pela Reforma trouxeram mudanças
O INSS adotará novas regras de transição para as aposentadorias a partir de 2023, seguindo a Reforma da Previdência estabelecida em 2019.
As alterações impostas acabaram colocando em prática as regras de transição que levam em consideração o fator idade para a concessão do benefício.
Com isso, surgem dúvidas neste assunto. Como que idade poderei me aposentar? Quantos anos de contribuições são precisos? Essas são algumas questões que ficam na cabeça dos segurados do INSS.
Nesta leitura vamos explicar especificamente os casos da aposentadoria para as mulheres. Acompanhe.
Idade mínima
Antes da reforma, era possível as mulheres obterem o benefício aos 60 anos. Em 2020, a idade mínima passou a ser exigida para a mulher se aposentar, que vai aumentando de forma gradual, 60 anos e seis meses até 62 anos em 2023.
Com a Reforma, as mulheres para se aposentar precisarão estar com 61 anos e ter contribuído com o INSS por 15 anos. Em 2022, elas precisarão estar com 61 anos e seis meses de idade para poder requerer a aposentadoria. Cada ano que ultrapassar 15 anos de contribuição para a mulher, terá um aumento de 2%.
Nesse sentido, quanto mais tempo de contribuição a mulher tiver, maior será o valor do seu benefício. Isso porque para se aposentar por idade precisa ter um tempo mínimo de contribuição de 15 anos, na soma não será considerado o tempo de serviço. A mulher que tenha 20 anos de serviço vai poder ter 10% a mais no valor da aposentadoria.
Tempo de serviço
As contribuições pagas com atraso não vão valer para a carência, no entanto, serão somadas para o aumento de 2% por ano. Em alguns casos, contribuições que foram pagas em dia, podem triplicar o valor do benefício.
Serão válidas 15 anos de contribuição, pagas sem atraso. Os demais períodos, mesmo que tenham sido recuperados do passado com pagamento em atraso ou de períodos com alguma irregularidade que não permita a somatória para fins de carência, podem ser utilizados para aumentar o valor do benefício.
Conclusão:
As mulheres para se aposentar em 2023 deverão:
- Idade mínima para mulher se aposentar por idade: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição
- Regra da idade mínima progressiva: Mulheres: 58 anos de idade e 30 anos de contribuição;
- Regra por pontos: 90 pontos para mulheres, sendo necessário ter, ao menos, 30 anos de contribuição.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável