Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Governo facilita participação de empresas estrangeiras em licitações
O governo federal começou a implementar quatro medidas, duas normativas, duas operacionais, com a intenção de facilitar a participação direta de empresas estrangeiras em licitações no Brasil. E segundo aponta o secretário de gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, uma das áreas de potencial impacto dessas medidas é a contratação de tecnologia da informação.
O governo federal começou a implementar quatro medidas, duas normativas, duas operacionais, com a intenção de facilitar a participação direta de empresas estrangeiras em licitações no Brasil. E segundo aponta o secretário de gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, uma das áreas de potencial impacto dessas medidas é a contratação de tecnologia da informação.
“Certamente uma área com impacto será TI, porque já ouvimos isso de grandes players que atuam por representantes no Brasil”, afirma o secretário de gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.
Ele adianta que o conjunto de medidas começou com o Decreto 10.024/19, com regras para pregões eletrônicos. Nas próximas semanas será publicada uma instrução normativa e daqui até o próximo ano dois ajustes tecnológicos, no Sicaf, o cadastro de fornecedores do governo, e no próprio Comprasnet.
“Desse conjunto de quatro medidas para ampliar a participação estrangeira nas licitações, a primeira veio no Decreto 10.024/19, dispensando a tradução juramentada antes do pregão. Apresenta em tradução livre primeiro e se vier a vencer o pregão, apresenta a tradução juramentada”, explica Heckert.
A segunda medida, continua, virá com uma instrução normativa. “Hoje precisa de CNPJ para participar de licitação, mas depois de ganhar pode ser assinado com pessoa jurídica estrangeira. Vamos alterar essa exigência por IN, essa questão da empresa estrangeira poder participar, mas que hoje precisa ter representante no Brasil.”
As outras mudanças são nos sistemas eletrônicos de compras, Comprasnet, que até o próximo ano deve ganhar uma versão traduzida para o inglês, e no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, Sicaf, associada à dispensa de CNPJ.
“Vamos adaptar o Sicaf para que a empresa estrangeira se credencie no sistema. Quando uma empresa se credencia, com documentação totalmente digital, vale por um ano e não precisa ficar reapresentando a cada pregão. Mas ele exige CNPJ, e também vamos tirar”, completa o secretário Cristiano Heckert.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.