Nesta primeira fase da operação, aproximadamente 900 mil empresas serão notificadas via DET para regularizar pendências no recolhimento do Fundo de Garantia
Área do Cliente
Notícia
Para incentivar produção de conteúdo contábil nas redes sociais, Fenacon vai disponibilizar treinamento para associados
As redes sociais mais estratégicas para a classe contábil são o Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube.
Dos 38 sindicatos contábeis que formam o Sistema Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), mais da metade (55%) usa ativamente as redes sociais para divulgar as ações e conteúdo da entidade, segundo o diretor de Comunicação da Fenacon, Sidenilso Filgueira dos Santos.
“Em torno de 40% dos sindicatos usam alguma rede social para publicar conteúdo, e outros 15% trabalham de forma mais ampla, regularmente e em várias mídias. O restante tem perfil em rede social, mas não posta conteúdo”, estima Santos, que está finalizando o levantamento de uso das redes sociais pelas entidades associadas da Fenacon.
De acordo com Santos, as redes sociais mais estratégicas para a classe contábil são o Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube.
Treinamentos
Para incentivar os sindicatos que ainda não usam as redes sociais de forma regular, a Fenacon vai disponibilizar treinamento de produção de conteúdo, além de apoio técnico para ajudar as entidades a divulgar aos seus associados o trabalho da Fenacon de fortalecer a classe contábil e propor políticas públicas favoráveis aos negócios.
Os treinamentos de uso das redes sociais para os associados devem acontecer no primeiro semestre, de acordo com Santos. Alguns dos tópicos explorados são produção de arte para ilustração, texto e monitoramento das redes sociais.
A proposta da nova diretoria da Fenacon é expandir o uso, para que cada sindicato tenha uma estrutura completa de mídias sociais. Essa é a forma de divulgar as ações da Fenacon por todo o território nacional, segundo Santos.
“A capilaridade da Fenacon é muito grande. Ela distribui o conteúdo para os 38 sindicatos, que, por sua vez, compartilha com os 400 mil associados. E eles distribuem para seus clientes. Mas, para isso funcionar, cada sindicato precisa ter as suas redes sociais”, acrescenta.
Dicas para criar conteúdo nas redes sociais
Para empreendedores que desejam aprofundar a presença nas mídias sociais, Santos dá algumas recomendações.
1) Defina as redes sociais
Tão importante quanto marcar presença é escolher as redes que fazem mais sentido para o negócio e cabe ao empreendedor conhecer em quais redes seus clientes interagem mais.
O LinkedIn é uma rede de contatos e networking profissional, por exemplo. Já o YouTube é um canal muito acessado para conteúdo de vídeo, enquanto o Instagram é voltado para vídeos curtos (Shorts), divulgação de eventos e mensagens corporativas. Importante: todas as redes devem possuir o link para o site do empreendedor.
2) Produza conteúdo original
O segredo é ser interessante, assinala Santos. “O conteúdo tem que ser cativante e atrair pessoas para a sua rede social.” Uma dica é produzir peças informativas sobre um problema que pode afetar o cliente e explicar como a empresa pode ajudar. “Se não puder fazer, consiga um profissional especializado que o faça”, acrescenta.
3) Crie uma estrutura profissional
Para alimentar as redes sociais de conteúdo, é preciso ter um profissional dedicado a pesquisar e produzir conteúdo, sob a supervisão do empreendedor. “O profissional é que vai produzir e monitorar as redes sociais”, destaca Santos.
4) Monitore o desempenho
Acompanhe as métricas como visualização, engajamento, conversão e informações de comportamento do seu público em relação a cada conteúdo postado. A partir disso, será possível realizar um planejamento mais assertivo e ter insights de conteúdo que melhor cheguem à audiência
5) Tenha uma rede social corporativa
Nas redes sociais, é importante ter perfis separados da empresa e do dono. “O posicionamento da empresa não é o mesmo do dono”, observa Santos. Para ele, o conteúdo empresarial e pessoal não pode estar junto.
Notícias Técnicas
O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 começou hoje, 17 de março, e segue até o dia 31 de maio. Com isso, muitos contribuintes já devem se organizar para evitar contratempos com a Receita Federal
O presente artigo verifica se essa decisão também encerrou a discussão sobre a tributação das contribuições previdenciárias, considerando recente precedente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)
O governo federal iniciou mudanças significativas no programa Bolsa Família em 2025, com foco especial em um grupo que vem crescendo nos cadastros do programa: as famílias unipessoais, ou seja, compostas por apenas uma pessoa
Inadimplência recorde no RS: A inadimplência no RS atingiu um patamar alarmante em fevereiro, com um recorde histórico de 41,15% da população adulta com contas em atraso
Notícias Empresariais
Eu tinha acabado de pedir demissão do meu cargo de diretora de contas em uma grande agência de propaganda de São Paulo para virar uma nômade digital, trabalhando enquanto viajava pelo mundo
Mesmo que o investimento seja menor, as microfranquias ainda têm riscos. Por isso, de acordo com especialista, o empreendedor precisar estar atento, pesquisar sobre a marca e o suporte que ela oferece
Medidas do governo dos EUA podem destruir cadeias produtivas e abalar a economia; economista desmonta os mitos sobre o déficit comercial
Trump ameaçou taxar a China novamente caso o país não retire suas retaliações
Analisamos o conceito de acidente de trabalho no home office, os deveres do empregador, as implicações legais e as responsabilidades compartilhadas, além de destacar os desafios que surgem com esse novo modelo de organização do trabalho
Notícias Melhores
Neque poro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit..."
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.