Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Entre pessoas e algoritmos: como será o RH que definirá 2025?
Futuro do trabalho exige um novo olhar sobre as pessoas e a valorização do capital humano
Vivemos um período marcado por mudanças tecnológicas rápidas, de necessidade crescente por ambientes de trabalho menos estressantes e desafios geopolíticos que mexem com a economia e a mente das pessoas. É desse contexto geral que emergem as tendências para os profissionais de Recursos Humanos (RH) em 2025, onde o futuro do trabalho exige mais que adaptação, mas um novo olhar sobre as pessoas e a valorização do capital humano.
Para prosperar neste cenário, a comunicação clara e a escuta ativa tornam-se indispensáveis. Estudos indicam que 70% das tentativas de mudança organizacional falham devido à falta de informação e ao baixo envolvimento dos colaboradores. Por isso, fomentar uma cultura de escuta — onde a opinião deles é valorizada e usada para guiar as decisões — será essencial.
Para isso, o uso de pesquisas de clima e de pulso, associado à comunicação transparente sobre os objetivos e desafios da empresa, pode ajudar a engajar os colaboradores nas mudanças. Quando as pessoas se sentem ouvidas e compreendidas, a resistência à mudança diminui, abrindo espaço para um ambiente mais harmônico e inovador.
A utilização intensiva de tecnologias como people analytics e inteligência artificial já não é novidade, mas a maneira como elas são aplicadas fará a diferença. Em 2025 é esperado que a empresa deixe a automação cuidar das tarefas repetitivas e processuais, como a administração de folhas de pagamento, para que o RH possa focar no negócio e no cuidado das pessoas, pois é isso que acarretará em diferença prática no negócio.
Com tantos casos de esgotamento mental por causa do trabalho, com destaque para a síndrome de burnout, a saúde mental deve ser um dos pilares da estratégia do RH de forma prática. Profissionais de todas as áreas estão em busca de empresas que promovam o bem-estar — o que não se trata apenas de oferecer planos para academias ou aula de yoga na firma, mas de criar uma cultura que apoie ativamente a satisfação emocional e psicológica dos colaboradores.
Esse compromisso inclui desde a adoção de políticas de trabalho flexível até programas de suporte psicológico que sejam acessíveis e eficazes. Mesmo quando a empresa não pode oferecer benefícios de saúde mental mais formais, manter um canal aberto com a liderança permite que os colaboradores sintam-se acolhidos e apoiados. São iniciativas simples e muitas vezes de baixo custo que, somadas, contribuem significativamente para um ambiente de trabalho mais saudável e humano, mas que necessitam da real intenção de solução do problema crônico que vivemos. Ainda estamos em fase de letramento neste tema.
A boa comunicação e a cultura de bem-estar vão contribuir diretamente para a construção da “segurança psicológica” da empresa. Trata-se de criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para serem autênticos e criativos, para aprender com os próprios erros e para contribuir com ideias sem medo de represálias. Esse é um ambiente fecundo para o aumento da performance, da colaboração, da solução de problemas e da inovação.
A aprendizagem contínua também ganha fôlego. Mais uma vez, o que mudará os resultados é o formato adotado pelo RH. Por que continuar dependendo exclusivamente de diplomas e certificados? Se a empresa sabe quais são as habilidades que realmente importam para a estratégia do negócio, por que não se concentrar no ensino delas? Defendo aqui menos títulos e mais ação: o investimento em uma educação corporativa customizada, que será capaz de gerar retorno para a empresa.
O RH não deve mais ser entendido como o departamento que “lida com os colaboradores”, mas como um núcleo estratégico para catalisar mudanças dentro da organização, desenvolver profissionais e contribuir ativamente para o sucesso da empresa.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.