Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Café: Brasil pode ganhar mercado com sanção de Trump à Colômbia
Quase metade de todos os grãos exportados pela Colômbia vão aos EUA e presidente promete imposto de até 50%
Se as promessas de Donald Trump forem concretizadas, bastarão poucas horas da manhã para que o consumidor norte-americano perceba o efeito da primeira retaliação comercial do novo presidente dos Estados Unidos. E o sabor amargo do aumento de preço poderá ser sentido já no café da manhã.
Quase metade dos grãos de café exportados pela Colômbia vão para os Estados Unidos, mostram dados do Observatório da Complexidade Econômica, o OCE.
Por outro lado, 20% de todo o café vendido nos supermercados e cafeterias dos EUA carregam a inscrição “Made in Colombia”. O dado é da safra 2023/24 e foi divulgado pelo Departamento de Agricultura dos EUA, o USDA.
Como em toda relação comercial, os dois lados têm interesses mútuos: a troca de valor.
Para os colombianos, o grande mercado e os dólares dos compradores americanos movimentam os cafeicultores. Do outro lado, os EUA precisamT de café suficiente para atender milhões de consumidores, e encher diariamente das garrafas térmicas dos trabalhadores do interior aos copos dos hipsters nas metrópoles.
Neste domingo (26), Trump promete mudar essa dinâmica. Como toda bravata, a promessa de retaliação comercial veio sem detalhes.
Trump fala em impor imposto de metade do preço sobre produtos colombianos em uma semana. Aumentar em 50% o preço de um quinto de todo o café consumido nos EUA pode gerar impacto não desprezível na inflação.
Ou pode, ainda, mudar a dinâmica daquele mercado. E essa situação toda interessa muito ao vizinho Brasil.
Nos últimos dois anos, o café brasileiro foi líder entre os americanos, com participação de 32% daquele mercado – 12 pontos acima da fatia colombiana.
Dependente do importado, os EUA não cobram imposto de importação para a maioria dos grãos que chegam ao país. A situação beneficia todos os grandes produtores, inclusive a Colômbia, mas também o Brasil, Vietnã e Honduras, entre outros.
Se Trump for adiante com a promessa, o grão brasileiro, quem sabe, ganhará mais xícaras por lá.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.