Entenda como a reforma tributária e a nova faixa de isenção do Imposto de Renda podem impactar a contabilidade nos próximos anos
Área do Cliente
Notícia
Estados elevarão alíquota ICMS de 17% para 20% a partir de abril
A medida em questão elevará a alíquota do ICMS de 17% para 20% em encomendas internacionais, o que consequentemente deixará mais caro os produtos importados
O reajuste nas alíquotas de ICMS, previsto para entrar em vigor em abril, promete trazer diversos impactos para a economia brasileira, em especial no que diz respeito ao comércio internacional e no consumo interno.
A medida em questão elevará a alíquota do ICMS de 17% para 20% em encomendas internacionais, o que consequentemente deixará mais caro os produtos importados. Essa mudança tem como objetivo reforçar a arrecadação dos estados perante os desafios fiscais, no entanto, trazendo efeitos negativos aos consumidores.
A decisão de elevar a alíquota de ICMS foi oficializada na 47ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), onde representantes dos estados destacaram que o ajuste contribuirá com o maior equilíbrio dos orçamentos estaduais frente às crescentes demandas.
No entanto, apesar de contribuir com a arrecadação dos estados, especialistas têm alertado sobre o risco de retração no consumo, bem como o aumento da informalidade no comércio e uma possível sobrecarga nos segmentos que dependem de insumos importados, a exemplo da tecnologia e bens de consumo.
Aumento do ICMS
Os estados justificam que o aumento do ICMS se trata de uma estratégia para equilibrar a tributação existente entre produtos importados e nacionais, de modo a reduzir a disparidade competitiva dentro do mercado interno. A medida busca fortalecer o setor produtivo nacional, estimulando novos empregos e mais equilíbrio na economia.
Além disso, o reajuste da alíquota do ICMS tem como objetivo proteger os comerciantes locais, que enfrentam uma forte concorrência de grandes plataformas internacionais de comércio eletrônico, a exemplo do AliExpress e Shein, do qual essas empresas oferecem produtos a preços baixos, pressionando o varejo e dificultando a competitividade.
Impactos para as empresas e os consumidores
As plataformas internacionais de comércio eletrônico expressam uma certa preocupação com a mudança, principalmente com o receio de que o reajuste do ICMS resulte em preços mais elevados para os brasileiros.
Lembrando que, atualmente, as compras internacionais de até 50 dólares já estão sujeitas a uma taxa de imposto de importação de 20%, implementada em agosto de 2020. Já com o aumento do ICMS para 20%, a carga tributária total sobre essas encomendas poderá chegar aos 50%, incluindo os dois impostos.
Essa é uma mudança que impactará diretamente aos consumidores, especialmente porque deixará os produtos importados ainda mais caros, reduzindo assim o poder de compra dos brasileiros, que já enfrentam desafios com cargas tributárias elevadíssimas.
Por outro lado, essa decisão também significa desafios para empresas de comércio eletrônico internacional, que agora deverão mudar suas estratégias para que continuem atraindo consumidores, mesmo com o aumento dos preços.
O governo e os estados argumentam que, no longo prazo, esse impacto será positivo para a indústria nacional, tal como para fortalecer o comércio local, que superará os desafios iniciais, beneficiando a economia geral do país.
Efeitos a partir de abril
A medida terá efeito a partir do dia 1º de abril de 2025. Nos casos em que o tributo estadual cobrado seja menor, as assembleias legislativas deverão aprovar a mudança. Lembrando que os estados optaram por uniformizar as alíquotas em 20%.
Segundo o Comsefaz, a decisão foi tomada por ampla maioria. Lembrando que haverá a necessidade de enviar projetos de lei para as respectivas assembleias legislativas para o reajuste das alíquotas do ICMS.
Notícias Técnicas
O lote é formado por 279.500 restituições que serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 339.633.908,27.
Modelo de nove dias úteis em duas semanas busca equilibrar bem-estar e produtividade, com foco em saúde mental e eficiência
Sob o argumento de fraude à relação trabalhista, profissionais registrados como PJ ou autônomos vão à Justiça em busca do reconhecimento de direitos
Contribuir com percentual menor exige inscrição no CadÚnico.
Notícias Empresariais
Presidente destacou legado de amor, tolerância e justiça social do pontífice argentino
Uso da Inteligência Artificial com responsabilidade: proteção de dados e riscos legais no ambiente corporativo.
Índices em Wall Street caíram quase 3%, com os investidores apreensivos com ataques de Trump ao Fed
O cenário externo amplia ainda mais a urgência da reforma; a guerra tarifária deflagrada pelos Estados Unidos e as tensões crescentes no comércio internacional estão redesenhando cadeias globais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.